Participação do sall na 9ª Conferência Anual da International Foundation for Therapeutic and Counseling Choice | Polónia

De 27 a 29 de outubro decorreu na Polónia a 9 Conferência Anual da International Foundation for Therapeutic and Counseling Choice. Com delegados de 32 paises e 21 oradores, o tema geral foi Turning the Tide: cross-disciplinary approaches to issues of sexuality and gender. O objetivo foi explorar em conjunto o crescente reconhecimento de que a proibição da escolha terapêutica, a negação dos direitos das pessoas para decidirem autonomamente a sua própria trajetória e identidade sexual, bem como a difamação daqueles que os apoiam, é ao mesmo tempo inútil e prejudicial. 

Nas sessões plenárias deste encontro abordaram-se temas como a investigação, com o contributo de académicos de renome, e os vários modelos de intervenção terapêutica e pastoral no acompanhamento de pessoas com dificuldades de identidade de género. Os workshops deram-nos oportunidade de aprofundar 3 áreas especificas: Livres para pensar – desafiando a monocultura ideológica; Livres para ajudar – mantendo a integridade profissional; Livres para rezar – integrando a verdade. De notar que em cerca de 300 participantes, estariam cerca de 70% de evangélicos, 30% de católicos e pela primeira vez marcou presença um pequeno grupo de muçulmanos. As diferenças na forma de viver a fé não foram impedimento a uma troca de experiências frutuosa. Todos estávamos ali unidos no mesmo cuidado pelas pessoas que acompanhamos. 

Pessoalmente o que mais me marcou foi a tomada de consciência de toda a investigação que se tem feito apesar das inúmeras dificuldades; as abordagens terapêuticas muito bem fundadas e explicadas, onde todos foram unanimes em afirmar que não há terapias de conversão, mas sim terapias de apoio ao desenvolvimento das pessoas e de resposta à vontade dos nossos clientes; uma experiência de acompanhamento de pessoas na Malásia, onde ser homossexual é crime. Mas acima de tudo, a energia contagiante da Andrea Williams, uma advogada inglesa que dedicou a vida a defender o direito das pessoas à liberdade de consciência e de expressão e é CEO do Christian Legal Centre e Christian Concern. (https://christianconcern.com/about/services/christian-legal-centre/)

Definitivamente, temos companhia e isso torna-nos mais fortes.

A IFTCC tem uma declaração já assinada por numerosas pessoas e organizações de todo o mundo que se quiseram juntar a esta batalha contra a doutrinação LGBT. Quem quiser assinar, aqui fica o link:  https://iftcc.org/full-declaration/. 

Foi uma honra ser porta bandeira para Portugal, na sessão de abertura da Conferência: 

(Abaixo) O capelão de um colégio em Inglaterra foi suspenso por ter dito aos alunos que homens e mulheres são diferentes e que eles não eram obrigados a concordar com tudo. Uma das causas que o Christian Legal Centre tem em mãos.

 Uma imagem que resume os objetivos e campos de ação do IFTCC:

Texto por Maria José Vilaça (representante do sall no evento)

Notícias relacionadas

Eventos

I Simpósio Defesa da Liberdade | SALL

No passado dia 14 de Outubro, decorreu o I Simpósio organizado pelo sall sobre a Defesa da Liberdade. No Hotel Real Palácio juntaram-se cerca de 50 convidados dos mais diversos sectores de actividade para participarem nos três painéis ao longo do dia.

Eventos

Presença do sall em eventos Nacionais e Internacionais

No decorrer do ano de 2022, o sall esteve representado em alguns eventos importantes dos quais destacamos dois nacionais – conferência promovida pelos Médicos Católicos por Francisco Mendes Correia e Teresa Adão da Fonseca e o Congresso Popular sobre Direitos e Liberdades Fundamentais por Pedro de Castro – e dois internacionais – Aréte Academy por Estêvão da Cunha e Vision Network Summit por Guilherme Ribeiro Pereira.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER