Sobre o DIP3

A Educação para a Sexualidade em meio escolar tem sido alvo de várias propostas e decisões, desde que passou a assumir carácter de obrigatoriedade nas escolas após a publicação da Lei Nº.60/ 2009 de 6 agosto e respetiva Portaria de 196-A/2010 de 9 de abril.

 A integração nos currículos escolares destes temas faz dos professores atores fundamentais desta intervenção. Contudo, esta só será eficaz se em íntima sintonia com pais e educadores.

 Perante esta realidade, pais e professores sentem-se confrontados com um conjunto de valores e conceitos sempre em mudança, os quais são considerados estruturantes da construção e desenvolvimento da Pessoa. De facto, esta situação provoca uma perda de confiança na educação que pretendem passar, fragilizando-os como educadores.

O DIP3 pretende capacitar professores e pais para serem os promotores do desenvolvimento integral dos seus educandos e dos seus filhos, para poderem vir a assumir comportamentos saudáveis, de relações afetivas vinculativas, estáveis e duradouras, assentes em compromissos vividos em liberdade. Mas, para decidirem em liberdade necessitam de ter conhecimentos, de refletir sobre eles e de os perspetivar no futuro.

Por outro lado, sabemos que a sexualidade engloba várias dimensões as quais se relacionam entre si. Somos um ser compacto, uno. Esta compreensão nem sempre é perspetivada pelos nossos adolescentes e jovens que acabam muitas vezes por não as integrar fazendo opções que os expõem a comportamentos de risco como doenças de transmissão sexual, gravidezes indesejadas, destabilização da saúde mental com todas as consequências, como o demonstram os dados mais recentes.

Sendo assim o DIP3 propõe também desenvolver um Projeto de Formação para pais, professores e educadores sobre Educação para a Sexualidade que os capacite para uma abordagem sobre sexualidade, integradora e contextualizada na construção de projetos de vida abrangentes.

CURSOS

Curso para Professores e Educadores do Ensino Básico e Secundário

Janeiro – Maio 2024

Programa de formação para professores que tem por base o modelo conceptual Desenvolvimento Integral de Pessoa em 3 dimensões – DIP 3.

Através de uma abordagem integrada ao longo de todo o percurso escolar, a criança, o adolescente e o jovem adquirem competências pessoais para a tomada de decisão e desenvolvimento integral da personalidade. 

Curso para Pais, Encarregados de Educação e Educadores

Janeiro – Junho 2024

Formação exclusiva para Pais, Encarregados de Educação e Educadores (responsáveis por grupos de formação humana e pessoal). 

Pretende-se capacitar pais e educadores para serem os promotores do desenvolvimento integral dos seus educandos. Para que estes possam decidir em liberdade e de os perspetivar no futuro. 

Cursos passados

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER